Desafios do Trabalho na Atenção Primária à Saúde
na Perspectiva das(os) Trabalhadoras(es)

Início | Trajetórias na APS | Luiz Augusto Facchini

Luiz Augusto Facchini

 

Coordenador da Rede de Pesquisa e Atenção Primária à Saúde (APS) da Abrasco, Luiz Facchini é quem compartilha a sua história neste episódio da websérie Trajetórias da APS. 

Vinculado à APS antes mesmo da implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), Luiz Augusto Facchini construiu sua trajetória como profissional médico, pesquisador e articulador institucional em defesa de uma APS integral, de base territorial e comunitária, vinculada aos princípios da saúde coletiva. 

Facchini enfatiza a importância da Estratégia Saúde da Família (ESF) como a modelo  prioritário da APS que traz resultados positivos ao SUS e para a população. Ele ressalta a relevância do trabalho em equipe, envolvendo médicas e médicos , enfermeiras e enfermeiros, auxiliares, técnicas e técnicos de enfermagem, dentistas e, agentes comunitárias e comunitários, para a produção de um cuidado integral , especialmente em territórios mais vulneráveis.

Além disso, ressalta a importância de regularizar as condições de trabalho, apostar em perspectivas de carreira e oferecer suporte às e aos profissionais de saúde, visando garantir um atendimento de qualidade. Assista ao vídeo e confira os detalhes desta história!

Conheça as trajetórias de outras trabalhadoras e outros trabalhadores compartilhadas na websérie Trajetórias da APS: Carolina Krieger, Tiana Brum, Lilia Cordeiro e Wagner Souza.